segunda-feira, janeiro 09, 2006

"Aquilo"



Faço uma pausa durante uns momentos. Acabada de chegar de mais um exame que, apesar de me ter corrido bem, deixou-m a 60%. Telefono a amigos com o intuito de desencantar apontamentos para o de amanhã e paro c os olhos no computador. Um nick chamou-me a atenção. Fique assim vidrada durantes uns momentos e tive vontade de abanar aquela cabeça desorientada que põe problemas onde não os há! Oscilações temperamentais que fazem perder o Norte, questões existenciais inerentes à condição humana, dúvida em tudo aquilo que existe e que não existe, vontade de gritar para o céu com esperança de que alguém nos oiça, convencermo-nos de que ninguém nos entende, vermo-nos numa solidão repentina, num ponto sem retorno, num beco sem saída. A falta de algo que ninguém nos pode dar, futuro incerto e indeterminado, receio do que se avizinha, desespero calado, sentir que falta uma peça em nós, necessidade de nos darmos a uma pessoa de uma forma diferente até então, ânsia de atingir os picos da glória e do sentimento ideal, o transcendental, vulgo, e passo a expressão, “coiso” porque não há definição ainda descoberta que traduza “aquilo”, e muito provavelmente nem irão descobrir.
Querendo eu elaborar um texto pouco lamechas... mas como sabemos é inevitável! Nada disso me é estranho, mas coloco-te as mãos nos ombros, e amparo-te o cambalear e não penses de forma nenhuma que te encontras sozinho.
As músicas que ouves, os casais que passam pela rua, as coisas que lês, desavenças amorosas, a ânsia de beber o elixir da vida: uns dias a revolta, outros a apatia. Sou das primeiras pessoas a dizer-te que não vale a pena fazer birra connosco mesmos. Daqui a uns anos vais olhar para trás e vais-te rir do que sentes agora, vais pensar “demorou, mas chegou”. Sim, porque todos nós acreditamos piamente que, como excelente rapaz que és, serás feliz pela simplicidade de que és dotado, muito mais do que alguma vez foste outrora. Tenho fé que isso seja passageiro, porque pior que isso é ter tido e não ter apertado contra peito para não fugir, com medo que o vento o leve. Apertado demais talvez, acabou por abafar. Talvez não percebas onde quero chegar, nem aquilo que te estou a dizer, mas só quero tenhas bem ciente nessa cabeça que estamos aqui.
Como é bom dizer que os amigos são tudo o que uma pessoa pode desejar, como de facto se verifica. Mas antes deles, estamos nós. Tens de pensar mais em ti, pensar que não é só e apenas “aquilo” que devemos aspirar. O ideal mais pretendido de toda a humanidade de facto. 90% das músicas falam “d’aquilo”, livros que descrevem “aquilo”, novelas que banalizam “aquilo” que só me dá vontade de corrê-los a todos ao biqueiro, poemas, quadros, filmes. Pessoas que falam de boca cheia, que empregam a terminologia tão imundamente usada e gasta... E nem um terço delas sentiu, sente ou irá sentir aquilo que banalizam. Por isso é que te peço, para te acalmares. Há coisas que não pudemos fazer com as nossas próprias mãos. Coloca o teu destino em algo que tenha a capacidade de mexer nos cordelinhos e que te possa favorecer de alguma forma.Não podemos fazer nada.
É aflitivo, mas temos de esperar.

2 Comments:

Blogger Vitor Alves said...

epah.. adorei o coment.. ta ai praticamente akilo k prontos.. resumo singelo...
mas 3 coisas a dixer..
1. eu s estou assim é pk m preocupei d mais em mim.. pk preocupei m em kerer ter akilo k n s pede nem se escolhe.. ganha.se lutando..... n posso pensar e mim directamente.. apenas d um modo inconsciente..
2. tant fals do "aquilo" que eu sei k é o k tenho.. é isso k s passa cmg.. mas.. o k e?
3. duvidas coloco sempre pra vida toda.... e fica sabendo.. k é o principio da morte... a duvida... kem a tem n tem salvaxao... eu tenho e ja sei o meu fim.. mas sao coisas k n des imp.. é mais divino..
bgd por tudo...

segunda jan. 09, 09:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O ILUMINADO A QUEM É DIRIJIDO O POST QUE ABRA ESSES OLHOS... LEIA E INTERIORIZE! Quanto ao post... bem sussinto, directo e completo Peixinho... salva delas! Concordo com todas as linhas... "dejá vu" de dezenas de conversas que tivemos em relação ao "aquilo" e à sua tao insessante banalização... parece ke "koiso"...

quarta jan. 11, 12:37:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home