segunda-feira, julho 11, 2005

As passagens mais marcantes

A vocês nunca vos deu para fixar frases com as quais se identificaram à primeira passagem? Frases que lemos e que, muitas vezes, nos levam a puxar de uma folha e de um lápis, trancrevê-la e pô-las no quadro de cortiça e surpreendermo-nos mais ainda cada vez que olhamos para lá e pensar: "como é que é possivel, transpôr uma ideia tão clara e linear, tão verdadeira, em meras figuras alfabéticas, formas verbais, recursos estilísticos e figuras de estilo...". Afirmo cada vez com mais convicção que o melhor que me pôde acontecer foi sem dúvida aprender a escrever!



Escrever, para mim, é resistir à força obscura e obstinada da conformação: um acto físico: gosto de, tenho prazer em ver as palavras a desenhar-se no papel, uso caneta de tinta permanente, parece sangue...

Baptista-Bastos



Não escrevo para ninguém, talvez, talvez: e escreverei sequer para mim? (...) Escrevo para ser, escrevo para segurar nas minhas mãos inábeis o que fulgurou e morreu.

Vergílio Ferreira



As palavras são a nossa condenação. Com palavras se ama, com palavras se odeia. (...) Quanto a mim, gosto das palavras que sabem a terra, a água, aos frutos de fogo do Verão, aos barcos no vento; gosto das palavras lisas como seixos, rugosas como pão de centeio. Palavras que cheiram a feno e a poeira, a barro e a limão, a resina e a sol.

Eugénio de Andrade



Amor à Pátria:

Para poder partir teria de meter no bornal o Marão, o Douro, o Mondego, a luz de Coimbra, a biblioteca e as vogais da língua. Sou um prisioneiro irremediável numa penitenciária de valores tão entranhados na minha fisiologia que, longe deles, seria um cadáver a respirar.

Miguel Torga

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

é certo que o madrinha.. k ha akelas frases em que nos vemos e claro passamos.. mas kt a estas axo k escrever é mais do k isso.. eu so escrevo por objectivo, e por gosto tb, nc por gozo ... gosto de sbr k o k tou a escrever n é latin gasto em vao... sao encadeamentos soltos k juntos formam um raciocinio...
bjs madrinha ptt bem

segunda ago. 08, 01:23:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home